Coordenação e Grupos de trabalho

A coordenação geral do projeto é da responsabilidade da DGE, em articulação com a ANQEP.

Ao nível das suas atividades específicas, este projeto é operacionalizado a partir de três grupos de trabalho:

O Grupo de Trabalho da Revisão Curricular das Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico (RCAEMEB), coordenado por Ana Paula Canavarro, inclui também Célia Mestre, Dulce Gomes, Elvira Santos, Leonor Santos, Lina Brunheira, Manuela Vicente, Maria João Gouveia, Paulo Correia, Pedro Macias Marques e Rui Gonçalo Espadeiro.

Tem como principal atividade a formulação das Aprendizagens Essenciais de Matemática, de forma adequada e coesa, na linha das Recomendações para a melhoria das aprendizagens dos alunos em Matemática, elaboradas pelo Grupo de Trabalho de Matemática (GTM) para cada um dos anos de escolaridade do Ensino Básico (do 1.º ao 9.º ano de escolaridade). 

O grupo de Trabalho da Revisão Curricular das Aprendizagens Essenciais de Matemática para Ensino Secundário (RCAEMES), coordenado por Jaime Carvalho e Silva, inclui também Alexandra Rodrigues, António Domingos, Carlos Albuquerque, Cristina Cruchinho, Eugénia Martins, Hélder Martins, João Almiro, Luís Gabriel, Maria Teresa Santos, Nélida Filipe, Paulo Correia, Rui Gonçalo Espadeiro e Susana Carreira. 

Tem como principal atividade a formulação e operacionalização das Aprendizagens Essenciais de Matemática, de forma adequada e coesa, na linha das Recomendações para a melhoria das aprendizagens dos alunos, dos cursos do nível secundário: Científico-Humanísticos de Ciências e Tecnologias e Ciências Socioeconómicas (10.º, 11.º e 12.º anos), Científico-Humanísticos de Línguas e Humanidades (10.º e 11.º anos), Científico-Humanísticos de Artes Visuais (10.º e 11.º anos), Cursos Profissionais (1.º, 2.º e 3.º anos de formação) e Ensino Artístico Especializado. 

O grupo de Trabalho do Desenvolvimento Curricular e Profissional em Matemática (DCPM), coordenado por Leonor Santos, inclui também Ana Paula Canavarro, Célia Mestre, Cristina Martins, Elvira Santos, Hélia Jacinto, João Almiro, Lina Brunheira, Paulo Correia, Rosa Ferreira e Rui Gonçalo Espadeiro. Helena Gil Guerreiro e Neusa Branco passaram a integrar a equipa em 2022/23.

Este grupo tem acometidos os seguintes objetivos: 

  • Fazer um levantamento de recursos educativos coerentes com a revisão das Aprendizagens Essenciais de Matemática do Ensino Básico e do Ensino Secundário em elaboração, por forma a apoiar a prática letiva dos professores de Matemática/professores que ensinam Matemática;  
  • Conceptualizar um programa de formação que apoie a concretização da revisão das Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico e para o Ensino Secundário;  
  • Coordenar uma estrutura de formação a nível nacional, nomeadamente com as Instituições do Ensino Superior que formam professores e com os Centros de Formação das Associações de Escolas (CFAE); 
  • Elaborar documentos orientadores da formação (plano, orientações, materiais, etc) e capacitar docentes para a disseminação e o desenvolvimento dos processos de formação; 
  • Assegurar, apoiar e monitorizar o desenvolvimento dos programas de formação em curso a nível nacional durante o ano letivo de 2021/2022;  
  • Apoiar os Agrupamentos de escolas e as escolas não agrupadas que iniciem a operacionalização destes novos documentos curriculares no ano letivo de 2021/22.

São parceiros desta iniciativa as seguintes entidades: