Formação - Ensino Básico

A Direção-Geral da Educação, em articulação com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P., através do grupo de trabalho do Desenvolvimento Curricular e Profissional em Matemática (DCPM), tem a cargo o apoio, a dinamização, o acompanhamento e a monitorização do processo de desenvolvimento curricular e profissional relativo aos novos documentos curriculares de Matemática do Ensino Básico, para promoção da aprendizagem matemática.

A definição do modelo de formação contínua de professores de Matemática/professores que ensinam Matemática, em consonância com o documento das Recomendações para a melhoria das aprendizagens dos alunos em Matemática, respeitará os seguintes princípios: 

  • Respeitar uma relação dialógica entre teoria e prática;
  • Ser contextualizada, centrada na sala de aula, com planificação, realização e reflexão de experiências de ensino nas turmas dos docentes envolvidos; 
  • Incidir tanto na Didática da Matemática como na Matemática relevante para o ensino; 
  • Proporcionar experiências de aprendizagem com outras áreas de saber que explicitamente mobilizem conexões matemáticas; 
  • Valorizar o trabalho colaborativo entre pares; 
  • Apoiar e dar feedback aos docentes ao longo da formação. 

Na estrutura de formação contínua estão envolvidos, em estreita articulação, os Centros de Formação de Associação de Escolas e as instituições de ensino superior que tenham responsabilidade na formação inicial de professores (IES). Tal estratégia, em particular, poderá ter significativas implicações na atualização da formação inicial e contínua de professores.

Cronograma:

Para o Grupo de Trabalho do Desenvolvimento Curricular e Profissional em Matemática (DCPM) é estabelecido o seguinte cronograma:

 

Fases

Datas

Etapas

1.ª Fase A partir de julho de 2021

Conceptualização da formação de professores

Conceptualização e elaboração de recursos pedagógico didáticos que suportem a capacitação de formadores e a consequente formação de formadores

2.ª Fase A partir de outubro de 2021

Desenvolvimento de uma estrutura de formação a nível nacional

3.ª Fase A partir de janeiro de 2022

Capacitação de professores

A partir de abril de 2022

Formação de professores