Para o Ensino Secundário, a capacitação dos docentes teve um papel determinante no alicerçar da integração dos novos documentos curriculares de Matemática, nas salas de aula, e de todas as ferramentas e recursos educativos digitais nas suas práticas profissionais e pedagógicas, na vida da escola, nas suas rotinas e procedimentos diários, na vida dos alunos, nas suas práticas de aprendizagem e no exercício de cidadania.
Tendo consciência da necessidade de capacitação dos professores do grupo 500, para a operacionalização destes novos documentos curriculares em Matemática do Ensino Secundário, procurou-se desenvolver uma formação focada em aspetos específicos das novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A, Matemática B e Matemática do Ensino Profissional), destacando o que de mais significativo e de novo existe nestes documentos curriculares.
Deste modo, foi conceptualizado um modelo de disseminação da formação, dirigido aos AE/ENA de Portugal Continental, que contemplou, numa segunda fase, a formação de professores por cada AE/ENA. Esta opção potenciou a disseminação da formação por todos estabelecimentos de ensino, garantindo a cobertura territorial
A equipa de autores dos novos documentos curriculares procurou explorar, durante a formação, as novas AE de Matemática para o Ensino Secundário e as ideias chave subjacentes aos novos documentos curriculares, focando alguns temas, áreas transversais e metodologias.
Entre os dias 27 de fevereiro e 19 de maio de 2023 decorreu a capacitação para as novas Aprendizagens Essenciais de Matemática. A capacitação, na modalidade de Curso de Formação, com a duração de 50 horas, abrangendo seis turmas (três de Matemática A e 3 de Matemática B + Ensino Profissional) foi estruturada em 30 horas síncronas e 20 horas assíncronas, tendo tido como principais objetivos i) compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A, Matemática B e Matemática do Ensino Profissional), o seu racional e as consequências para o ensino da Matemática; ii) aprofundar o conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário; e iii) realizar experiências de ensino de Matemática que contemplem a planificação de aulas, a sua concretização e consequente reflexão, em contextos de trabalho colaborativo, de modo a os professores se tornarem sensíveis e alertados para os problemas que possam surgir na prática de ensino das novas AE de Matemática para o Ensino Secundário.