A Direção-Geral da Educação, em articulação com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P., através do grupo de trabalho do Desenvolvimento Curricular e Profissional em Matemática (DCPM), tem a cargo o apoio, a dinamização, o acompanhamento e a monitorização do processo de desenvolvimento curricular e profissional relativo aos novos documentos curriculares de Matemática do Ensino Básico, para promoção da aprendizagem matemática.
A definição do modelo de formação contínua de professores de Matemática/professores que ensinam Matemática, em consonância com o documento das Recomendações para a melhoria das aprendizagens dos alunos em Matemática, respeitará os seguintes princípios:
- Respeitar uma relação dialógica entre teoria e prática;
- Ser contextualizada, centrada na sala de aula, com planificação, realização e reflexão de experiências de ensino nas turmas dos docentes envolvidos;
- Incidir tanto na Didática da Matemática como na Matemática relevante para o ensino;
- Proporcionar experiências de aprendizagem com outras áreas de saber que explicitamente mobilizem conexões matemáticas;
- Valorizar o trabalho colaborativo entre pares;
- Apoiar e dar feedback aos docentes ao longo da formação.
Na estrutura de formação contínua estão envolvidos, em estreita articulação, os Centros de Formação de Associação de Escolas e as instituições de ensino superior que tenham responsabilidade na formação inicial de professores (IES). Tal estratégia, em particular, poderá ter significativas implicações na atualização da formação inicial e contínua de professores.
Cronograma:
Para o Grupo de Trabalho do Desenvolvimento Curricular e Profissional em Matemática (DCPM) é estabelecido o seguinte cronograma:
Fases |
Datas |
Etapas |
1.ª Fase | A partir de julho de 2021 |
Conceptualização da formação de professores Conceptualização e elaboração de recursos pedagógico didáticos que suportem a capacitação de formadores e a consequente formação de formadores |
2.ª Fase | A partir de outubro de 2021 |
Desenvolvimento de uma estrutura de formação a nível nacional |
3.ª Fase | A partir de janeiro de 2022 |
Capacitação de professores |
A partir de abril de 2022 |
Formação de professores |