Recursos

Uma das tarefas a desenvolver pelo Grupo de trabalho do Desenvolvimento Curricular e Profissional em Matemática (DCPM) foi o de fazer um levantamento de recursos educativos coerentes com as novas Aprendizagens Essenciais de Matemática do Ensino Básico disponibilizado no site da DGE. Esta página disponibiliza dois tipos de recursos: Coletâneas de todas as tarefas usadas ao longo do ano letivo de 2021/22 nas turmas que anteciparam a generalização das novas AE de Matemática, respetivamente, dos 1.º, 3.º, 5.º e 7.º anos; e uma seleção de recursos previamente existentes, validados pela equipa do grupo de trabalho DCPM.

Coletânea de tarefas

1.º ano 3.º ano 5.º ano 7.º ano

A preencher em breve

Coletânea de tarefas

Coletânea de tarefas

Outros recursos

Recurso
Ano
Tema de aprendizagem
Descrição:
Autor(es): Rocha, I., & Pires, M.
Data: 2012
Website
Descrição: Ampliar o lado de um quadrado e compreender os efeitos na variação do seu perímetro e da sua área.
Autor(es): GAVE
Descarregar ficheiro:
(127.49 KB)
Descrição: Tarefa que envolve três situações do dia-a-dia que envolvem operações com números decimais e comparação de decimais.
Autor(es): PFCM Évora
Data: 2007
Descarregar ficheiro:
(885.46 KB)
Descrição: Obter uma probabilidade a partir de um gráfico de barras.
Autor(es): PISA
Descarregar ficheiro:
(169.19 KB)
Descrição: Análise da representação gráfica de uma função e determinação da proporção numa ampliação.
Autor(es): GAVE
Descarregar ficheiro:
(162.25 KB)
Descrição: Analisar um modelo que descreve um contexto da vida real, determinando objetos e imagens.
Autor(es): PISA
Descarregar ficheiro:
(312.03 KB)
Descrição: Tarefa de investigação acerca da soma das amplitudes dos ângulos internos de um triângulo. Também pode ser desenvolvida no 7.º ano a propósito do subtópico "Soma das amplitudes dos ângulos internos e soma das amplitudes dos ângulos externos de um polígono convexo".
Autor(es): PFCM Évora
Data: 2007
Descarregar ficheiro:
(904.77 KB)
Descrição: Situação problemática, envolvendo números racionais, percentagens e representações múltiplas.
Autor(es): GAVE
Descarregar ficheiro:
(223.60 KB)
Descrição: Interseção de intervalos no contexto de fusos horários.
Autor(es): PISA
Descarregar ficheiro:
(113.77 KB)
Descrição: Tarefa promotora da compreensão do significado de fração, focando as relações parte-todo e todo-parte, enfatizando as representações matemáticas. Explora a noção de unidade de referência, a reconstrução dessa unidade e apresenta material de apoio para a realização da tarefa.
Autor(es): PFCM Setúbal
Data: 2010
Descarregar ficheiro:
(1.04 MB)