Recursos

Uma das tarefas a desenvolver pelo Grupo de trabalho do Desenvolvimento Curricular e Profissional em Matemática (DCPM) foi o de fazer um levantamento de recursos educativos coerentes com as novas Aprendizagens Essenciais de Matemática do Ensino Básico disponibilizado no site da DGE. Esta página disponibiliza dois tipos de recursos: Coletâneas de todas as tarefas usadas ao longo do ano letivo de 2021/22 nas turmas que anteciparam a generalização das novas AE de Matemática, respetivamente, dos 1.º, 3.º, 5.º e 7.º anos; e uma seleção de recursos previamente existentes, validados pela equipa do grupo de trabalho DCPM.

Coletânea de tarefas

1.º ano

Coletânea de tarefas

3.º ano

Coletânea de tarefas

4.º ano

Coletânea de tarefas

5.º ano

Coletânea de tarefas

6.º ano

Coletânea de tarefas

7.º ano

8.º ano

Outros recursos

Recurso
Ano
Tema de aprendizagem
Descrição: Tarefa que visa relacionar a classificação de triângulos quanto aos lados e quanto aos ângulos
Autor(es): PFCM Évora
Data: 2007
Descarregar ficheiro:
(894.76 KB)
Descrição: Tarefa de investigação visando a construção de polígonos diversos a partir de dois quadrados e classificação
Autor(es): PFCM Setúbal
Data: 2010
Descarregar ficheiro:
(1.47 MB)
Descrição:
Autor(es): Lourenço, G., & Veia, L.
Data: 2011
Website
Descrição: Relação entre áreas dos formatos das folhas de papel da série A. Encontrar uma expressão que traduz essa relação (generalização).
Autor(es): GAVE
Descarregar ficheiro:
(128.47 KB)
Descrição: Artigo breve sobre o significado de pensamento algébrico nos primeiros anos e sobre aspetos importantes do seu desenvolvimento
Autor(es): PFCM Setúbal
Data: 2010
Descarregar ficheiro:
(1.20 MB)
Descrição: Análise de uma situação problemática, envolvendo proporcionalidade direta, com apelo à comunicação matemática.
Autor(es): GAVE
Descarregar ficheiro:
(141.13 KB)
Descrição: Analisar um organograma e propor outro de acordo com condições. Pensamento computacional.
Autor(es): PISA
Descarregar ficheiro:
(152.47 KB)
Descrição: Formação de sequências. Lei de formação de uma sequência de figuras geométricas.
Autor(es): GAVE
Descarregar ficheiro:
(109.86 KB)
Descrição: Justificar inadequabilidade de um gráfico de barras à situação.
Autor(es): PISA
Descarregar ficheiro:
(220.47 KB)
Descrição: Análise de uma situação problemática envolvendo o conceito de média.
Autor(es): GAVE
Descarregar ficheiro:
(104.60 KB)
Descrição: Determinar a medida de um comprimento, usando o Teorema de Pitágoras.
Autor(es): GAVE
Descarregar ficheiro:
(178.78 KB)
Descrição: Representações múltiplas. Interpretar informação em diagrama não convencional.
Autor(es): PISA
Descarregar ficheiro:
(165.51 KB)
Descrição: Identificar a constante de proporcionalidade direta numa sequência de figuras semelhantes. Escrever a expressão algébrica da função de proporcionalidade direta.
Autor(es): GAVE
Descarregar ficheiro:
(222.97 KB)
Descrição: Incide sobre os principais tópicos da Álgebra trabalhados nos diversos ciclos do Ensino Básico, acompanhada por diversos exemplos de tarefas, que ilustram o tipo de trabalho que pode ser realizado na sala de aula
Descarregar ficheiro:
(2.32 MB)
Descrição: Equações literais, envolvendo volumes de prismas e percentagens. Conexões internas.
Autor(es): GAVE
Descarregar ficheiro:
(161.14 KB)
Descrição: Estabelecer uma relação entre duas variáveis, envolvendo semelhanças e o teorema de Pitágoras.
Autor(es): GAVE
Descarregar ficheiro:
(129.54 KB)
Descrição: Tarefa visando a aplicação do conceito de percentagem, num contexto de resolução de problemas. Numa segunda parte apresentam-se resoluções de alunos a esta tarefa, enfatizando diferentes representações e estratégias.
Autor(es): PFCM Setúbal
Data: 2010
Descarregar ficheiro:
(1.08 MB)